Sobre o método Montessori


O Método Montessori é um conjunto de teorias, práticas e materiais didático-pedagógicos concebidos por Maria Montessori cujo maior objetivo é libertar a verdadeira essência do individuo afim de que cada criança possa se desenvolver livremente com respeito às ​necessidades, talentos e comportamentos, predominantes, presentes na individualidade de cada infância.

Baseada na ideia de que os educadores sejam apenas orientadores e que as crianças sejam livres para se desenvolverem sem restrições ou críticas. É um processo que permite as crianças aprenderem a seu modo, no seu próprio ritmo. Com alegria de aprender!

A alegria em aprender contribui no desenvolvimento de pessoas equilibradas, com propósito e direção na vida adulta. As crianças que experimentam a alegria de aprender são crianças felizes, confiantes, satisfeitas e autônomas.

O método ajuda as crianças a se tornarem mais facilmente independentes e autossuficientes.

Como o foco da criança não está no mundo e sim nela mesma, a repetição de atividades é uma parte muito importante do processo de aprendizagem. Quando uma criança realiza uma atividade repetidamente, constrói sua concentração, persistência e habilidade de lidar com a frustração e assim vai se percebendo no mundo por meio de suas ações. Por isso, Montessori sugere o trabalho de forma metódica onde cada etapa do processo leva ao próximo nível de aprendizado. 

Para crianças pequenas, a abordagem do método Montessori é pratica e estimula o desenvolvimento de habilidades de observação, os cinco sentidos, movimento cinético, refinamento espacial, coordenação de habilidades motoras pequenas e grandes e conhecimento concreto para que seja possível a abstração posterior. 

O principal objetivo do Montessori é proporcionar um ambiente seguro e preparado especificamente para as crianças, que seja estimulante e que possa ser explorado, tocado e apreendido livremente, sem restrições e sem medo. As crianças aprendem fazendo e experimentando. Dessa forma quase tudo no método é auto-ensino e autocorretivo, então podemos dizer que é orientado para o sucesso. 

O objetivo final é incentivar a aprendizagem ao longo dos anos, da infância à vida adulta, o estímulo à alegria de aprender, a felicidade sobre o caminho e o propósito do individuo na vida.

Siga-nos: